<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38632922\x26blogName\x3dcom+seus+garranchos....\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://bilhetinho-azul.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://bilhetinho-azul.blogspot.com/\x26vt\x3d6395273514080467864', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

com seus garranchos....

 

A hierarquia das necessidades (Maslow)

Hoje, na ufal, na aula de criminologia, nós vimos uma espécie de escala hierárquica das necessidades humanas formulada por um psiquiatra chamado Maslow. Disse o professor que quando um ítem do degrau mais baixo é deficiente, todo o resto da pirãmide se desestrutura.

Não consegui não me analisar de acordo com essa fórmula. Na minha vida, pouquíssimas vezes consegui atingir os dois estágios últimos da escala: A estima ( prórpia e alheia ) e a auto-realização. De acordo com essa minha análise pessoal, duas coisas estão me faltando na base dessa pirâmide: Paixão (sexo) e ordem (organização).

A problemática do segundo aspecto me é muito mais clara. Desde que eu comecei a morar sozinha, eu vivo sem ordem ou organização. Incapaz de seguir minhas prórpias leis e indomada de mais para seguir regras alheias, minha vida agora corre como um trem desgovernado.

Com relação ao primeiro, é muito mais complicada a análise, pois para mim ele não é uma coisa bastante em si. Sempre vem acompanhado de outros fatores.

Vejamos: sexo pressupõe outra pessoa, certo? No entanto, para atrair outra pessoa, você tem que estar bem consigo, ter auto-estima. Mas como se justamente por causa da falta de sexo, segundo o esquema de Maslow, você não tem auto-estima?

É um ciclo vicioso... até quão baixo é aceitável ir por causa de uma pessoa? Quais são as armas aceitáveis para que você não ultrapasse a linha entre humildade e humilhação? E quanto mais você se anula do seu amor próprio, mas a pessoa objeto do seu desejo se afasta de você?

Assim que o professor começou a dar a aula, eu achei a pirâmide genial, no entanto, agora eu vejo que não se pode formular regras gerais para o comportamento humano: eu não tenho paixão porque não tenho auto-estima e não tenho auto-estima porque não tenho paixão.


- em anexo, a dita pirâmide:

auto - realização
estima (de si e dos outros)
Filiação e amor (amigos, família)
Segurança, proteção, ordem e estbilidade
Alimentação, água e sexo

Marcadores:

Por: Anônimo
Data: segunda-feira, maio 07, 2007
Às: 11:12 AM
Comentários:
 

neste post

 
Anonymous Anônimo Says:

È , o comportamente humano é um tanto qto complicado meeeesmo;ainda mais qdo vc quer tentar se entender: o pq das coisas acontecerem e a forma como se age diante destas tais coisas?Muitas vezes me faltam forças para uma a auto- analise(sabe aquela frase: "nem Freud explica"? pois é, me acomodei e aderi a mesma!).De certo q as vz os 'porques' da vida batem na minha porta, oq faço? "saio um pouco do ar", volto com a progamação normal um pouco mais forte , mas sempre vão existir as duvidas, as confusões, os "porques" ATÉ QUE A SOLIDÃO(PRINCIPALMENTE), A TRISTESA SUMAM DA VIDA DE CADA UM!

ps: esta conclusao naum é, definitivamente, a ultima!


comentario longo ne?! mas vale pelos txts outros q li neste blog(muito bom por sinal).

Boa tarde!

 
 
Anonymous Anônimo Says:

"minha vida agora corre como um trem desgovernado."
Eu acho isso incrível...e ótimo.
Sabe quandos no planeta adorariam uma vida que corresse como um trem desgovernado? Enfim...quero vida...pulsante.

 
 
Blogger Desatinada Says:

Chegastes na festa do chapeleiro louco. Tentas beber, mas ninguém deixa.... e logo agora que você se sentiu parte de um grupo??? Hmm... é melhor sair daí, nao? Jajá o coelho branco aparece apressado reclamando da hora e você vai voltar a correr atrás dele...

enquanto eu, estou a hostear a festa independente do convidado que chegue, ou não. (lógico que não sou da mesma festa que está te impedindo de beber, e vc sabe disso =D )

bom, se não fizer sentido eu depois vou rir demais.... *so stoned*
=***

 

Comente!